Casal indiano desenvolve absorventes feitos de fibras de banana – Só Notícia Boa

Casal indiano desenvolve absorventes feitos de fibras de banana – Só Notícia Boa

Foto: Sparkle
Foto: Sparkle

Um casal indiano Hetal e Chirag Virani desenvolveu absorventes higiênicos femininos ecológicos a partir da fibra da banana.

Os absorventes se degradam em apenas 6 meses e após o descarte o que é ótimo para o meio-ambiente.

A marca se chama Sparkle e foi baseada em 4 pilares:  a saúde de meninas e mulheres, os ambiente, economia circular e igualdade de gênero.

Isso porque os absorventes femininos convencionais contêm componentes que podem ser prejudiciais à saúde da mulher, como fibras sintéticas, fragrâncias artificiais, desodorantes e tinturas.

Antibacteriano e hipoalergênico

Segundo a Sparkle, no seu site, os absorventes são altamente eficazes, seguros e capazes de bloquear o fluxo menstrual.

Na confecção do material também entram as fibras de bambu “que é naturalmente antibacteriano, respirável, hipoalergênico, resistente a odores e muito macio.

Na composição existe ainda o amido de milho, que serve como uma camada inferior à prova de vazamentos e é uma alternativa sustentável, biodegradável e compostável. ”

Economia local

As toalhas são feitas na Índia com fibra de banana de origem local. Além de reduzir o desperdício agrícola, ela geram renda adicional para os produtores de banana e ajudam a economia local.

“Em vez de importar absorventes femininos baratos da China ou de outros países e simplesmente reembalar, acreditamos na economia circular”, diz o casal.

Os absorventes industriais tem até 90% de plástico, portanto, uma vez descartados, podem permanecer em aterros sanitários por 600 a 800 anos, contribuindo para a crise ambiental.

Meninas

Além disso, Hetal e Chirag queriam desenvolver um produto que pudesse ajudar a combater um problema global: o abandono escolar das meninas.

Como a falta de acesso a absorventes femininos afeta milhões de meninas em todo o mundo e de acordo com estatísticas do UNICEF, essa situação atinge 23% das meninas na Índia, mas quando os adolescentes têm acesso a esses produtos de higiene feminina, a taxa de abandono diminui em 90%.

Diante dessa situação alarmante, Sparkle criou a iniciativa ‘Compre um, dê um’, “para garantir que as meninas desfavorecidas tenham a mesma oportunidade de atingir seu pleno potencial na escola, toda vez que alguém compra um absorvente higiênico Sparkle.

“A cada venda, nós doamos uma toalha para uma menina que precisa ”.

Fotos: Sparkle
Fotos: Sparkle

O absorvente diminui a evasão escolas das meninas Foto: reprodução
O absorvente diminui a evasão escolas das meninas Foto: reprodução

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do Nation

Fonte: sonoticiaboa.com.br

TAGS

COMMENTS

Wordpress (0)
Enable Notifications    OK No thanks