Destaques: Festival Tradições enaltece a multiplicidade da cultura mineira

Destaques: Festival Tradições enaltece a multiplicidade da cultura mineira

Com o tema ‘Aí Está Minas: a Mineiridade’, o evento virtual terá shows, exibição de vídeos e declamação de poesia

Quando os organizadores do “Festival Tradições” se reuniram no fim do ano passado para planejar a primeira edição do evento, eles tinham uma meta certeira em mente. “Nossa ideia era poder usar as comemorações dos 300 anos de Minas para enaltecer a enorme riqueza da diversidade cultural e folclórica dessas terras”, conta Nina Morena, uma das idealizadoras do projeto, que a partir desta sexta-feira (2), vai ao ar em edição virtual por meio do canal do Youtube da produtora Favo Cultural. Com apresentação do ator Saulo Salomão, os shows vão acontecer até 30 de abril e serão acompanhados por uma interpretação em Libras.
 
Guiada pelo tema “Aí Está Minas: a Mineiridade”, a iniciativa tem a missão de colocar em evidência as conexões que existem entre os diferentes artistas e estilos produzidos no Estado. Para isso, a programação está repleta de atividades culturais, como música, vídeos e até recital de poesia.
 
“O intuito principal é conseguir promover uma aproximação de universos diferentes, mas complementares, que vão desde o ancestral até o contemporâneo. Assim pensamos em vozes atuantes no momento sem deixar de valorizar todos os trabalhos já realizados no passado”, realça Nina.
 
https://www.youtube.com/watch?v=gXTfURhkXBU

Entre batuques, toadas e o Clube da Esquina
 
Nesse passeio cultural, se destacam os números musicais, que apostam em uma multiplicidade de gêneros tão distintos, como o ritmo dos tambores de Saldanha Rolim, a regionalidade de Wilson Dias e Pereira da Viola, e a exuberância sonora do Clube da Esquina, que vai ganhar interpretação na voz da cantora Bárbara Barcellos.
 
“Acho muito importante a existência de festivais como esse, pois eles permitem que artistas variados possam compartilhar seu trabalho dentro de um mesmo espaço, e dividir com o mesmo público diferentes segmentos musicais, estilos, instrumentos e cantos”, comemora Bárbara, considerada uma das expoentes da nova geração da cena musical belo-horizontina. “Para mim, como cantora e compositora, é extremamente necessário essa comunicação musical e essa troca. Tudo isso serve como um aprendizado valoroso”, acrescenta.
 
Nos palcos desde os 14 anos, Bárbara tem se destacado por suas participações ao lado de grandes músicos brasileiros como Toninho Horta, Lô Borges e Milton Nascimento, que virou uma espécie de padrinho para a artista. Para ela, eventos como o “Tradições” servem para alavancar e difundir o trabalho de novos músicos no mercado, principalmente em tempos de pandemia.
 
“Além de permitir o contato entre artistas independentes, festivais assim nos possibilitam atingir um público mais amplo, particularmente por ser feito em formato virtual”, enfatiza a cantora. “O alcance pode extrapolar os âmbitos locais e atingir até mesmo níveis mundiais. Isso é importante não só para nós que vivemos de música, mas também para o público, que mesmo de casa pode tomar conhecimento de novas tendências culturais. Acho muito bom que a música tenha esse poder de alento para as pessoas em um momento tão delicado que nos assola”, complementa.
 
Outros destaques da agenda, são o show da cantora Laura Catarina que vai apresentar canções do pai, o também cantor Vander Lee, falecido em 2016; já quem gosta de literatura vai ter a chance de ver o ator Saulo Salomão declamar videopoemas durante o evento.
 
As apresentações vão durar 40 minutos cada, e serão intercaladas com clipes contando um pouco sobre as tradições, os costumes e os lugares marcantes de Minas Gerais.
 
Confira abaixo a programação completa do festival:
 
Dia 02/04 (sexta-feira)
 
Videopoema: A palavra Minas (Carlos Drummond de Andrade)
 
Vídeo cultural – Guapé
 
Live/show Bárbara Barcelos


 
Dia 09/04 (sexta-feira)
 
Videopoema: Ensinamento (Adélia Prado)
 
Live/Show Laura Catarina
 
Videopoema: Antes (Renato Negrão)


 
Dia 16/04 (sexta-feira)
 
Videopoema: Infância (Henriqueta Lisboa)
 
Vídeo cultural – Contagem
 
Live/show Saldanha Rolim


 
Dia 23/04 (sexta-feira)
 
Videopoema: Penitência (Cova do Correio) (Vagnér Santo)
 
Vídeo cultural – Folia de Reis Diamantina
 
Live/show Wilson Dias


 
Dia 30/04 (sexta-feira)
 
Videopoema: Cantiga de Caminho (Ricardo Aleixo)
 
Live/show Pereira da Viola

 

Fonte: Jornal Super / O tempo

CATEGORIAS
TAGS

COMMENTS

Wordpress (0)
Enable Notifications    OK No thanks