BH

Destaques: Grande BH tem primeira morte de criança por síndrome rara associada à Covid

Secretaria Estadual de Saúde informou que a doença já fez duas vítimas fatais em Minas Gerais

Uma criança moradora de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, morreu por causa da síndrome inflamatória pediátrica (SIM-P), doença rara possivelmente provocada pela Covid-19. Ela é a segunda vítima em Minas Gerais que não resistiu à enfermidade.

A informação foi divulgada nesta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas a pasta não detalhou o sexo, a idade e nem informou se criança tinha outra comorbidade. O primeiro óbito da SIM-P no território mineiro foi confirmado no dia 2 de março. A vítima tinha 9 anos, morava em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e não tinha histórico de outras doenças.

A síndrome inflamatória pediátrica ainda é um mistério para a comunidade científica. Os pesquisadores não conseguiram esclarecer, por exemplo, porque a doença só atinge menores de 19 anos. Até o momento, Minas confirmou 86 casos da enfermidade. Deste total, 53,41% das vítimas tinham menos de 4 anos. Crianças com idades entre 5 e 9 anos representam 39,77% dos doentes.

Levantamento da SES indica que 37 cidades já tiveram registro da síndrome. Belo Horizonte lidera, com 30 vítimas confirmadas. Contagem, com 7; Betim e Montes Claros, com quatro casos cada, aparecem em seguida.

O que é a síndrome

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporalmente Associada à Covid-19 (SIM-P) é uma reação inflamatória grave e sistêmica que acomete crianças e adolescentes que foram infectados pelo coronavírus.

Ela causa sintomas como febre por mais de três dias, vermelhidão nos olhos, edemas nas mãos e pés e sintomas gastrointestinais, como diarreia, vômito e náusea. Ela também pode apresentar manifestações neurológicas, renais e no sangue. 

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Fonte: Jornal Super / O tempo

Redação

O portal noticiasbh utiliza algoritmos com inteligencia artificial para proporcionar a você a seleção das principais notícias da cidade de Belo Horizonte, destaques do Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *