BH

Destaques: Vacina contra a gripe: tudo que você precisa saber sobre a campanha

Diferentemente dos anos anteriores, os idosos não serão vacinados no início, e o o primeiro grupo inclui crianças, puérperas, entre outros

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) em todo o país. Diferentemente dos anos anteriores, os idosos não serão vacinados no início: o primeiro grupo inclui crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, além de povos indígenas. 

Até o momento, Belo Horizonte recebeu 86.800 doses da vacina contra a gripe. O restante o Ministério da Saúde irá repassar de forma escalonada. Abaixo, esclareça algumas das dúvidas mais frequentes. 

Quem pode tomar a vacina da gripe? E qual o calendário?
O governo fornece gratuitamente a vacina da gripe a grupos prioritários que serão divididos em três etapas em 2021, na seguinte ordem: 

– Primeira etapa (12.4 a 10.5)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); 
Gestantes 
Puérperas (mulheres em resguardo) 
Povos indígenas 
Trabalhadores da saúde 
 
– Segunda etapa (11.5 a 8.6)
Idosos com 60 anos ou mais 
Professores das escolas públicas e privadas 
 
– Terceira etapa (9.6 a 9.7)
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais 
Pessoas com deficiência permanente 
Forças de segurança e salvamento 
Forças armadas 
Caminhoneiros 
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso 
Trabalhadores portuários 
Funcionários do sistema prisional 
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade

Não faço parte do grupo prioritário. Posso me vacinar? Quanto custa a vacina na rede particular?
Gratuitamente, apenas no caso de sobra de vacinas, após o período da campanha, grupos não prioritários podem ser vacinados. Por outro lado, laboratórios particulares oferecem a vacina a doses que custam entre R$ 120 e R$ 180 em Belo Horizonte. Nesse caso, não é preciso fazer parte de grupos prioritários.

Se precisar escolher uma para tomar primeiro (gripe ou Covid-19), qual devo escolher?  
A orientação é escolher a vacina contra a Covid-19, no caso de pessoas que fazem parte de grupo prioritário comum, como idosos, por exemplo. Portanto, se o indivíduo tiver a perspectiva de ser vacinado contra a Covid-19 em breve, deve esperar para fazer a da gripe.

Tomei a vacina contra a Covid-19. Posso me vacinar?
A população sempre deve priorizar a vacinação contra o coronavírus e respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas, segundo orientação do Ministério da Saúde, uma vez que não há estudos conclusivos sobre a administração das vacinas contra as duas doenças ao mesmo tempo. O intervalo deve ser respeitado independentemente de qual imunizante foi tomado (CoronaVac ou AstraZeneca).

A vacina contra a gripe pode ajudar em casos de Covid-19?
O imunizante contra o coronavírus não é capaz de produzir anticorpos contra a influenza (vírus da gripe). Porém, ao se vacinar contra a gripe, o indivíduo reduz a chance de ter sintomas que possam ser confundidos com os da Covid-19.

Qual será o Dia D da vacinação?
Cada município terá autonomia para escolher as datas de mobilização. Belo Horizonte não definiu se fará esse dia, devido a possíveis aglomerações e quantidade de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

Onde se vacinar contra a gripe em BH?
Os profissionais de saúde serão atendidos nas próprias instituições onde trabalham. Já o restante da população pode procurar qualquer centro de saúde para se vacinar, exceto as unidades 24 horas que apoiam as UPAs. Confira a lista dos postos disponíveis no site da prefeitura. A Prefeitura de BH estuda a possibilidade de estabelecer convênio com instituições privadas, como escolas e faculdades, para ampliar os postos de vacinação contra a gripe e evitar possíveis aglomerações.

 

*Com Letícia Fontes, Rômulo Almeida e Thaís Mota

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Fonte: Jornal Super / O tempo

Redação

O portal noticiasbh utiliza algoritmos com inteligencia artificial para proporcionar a você a seleção das principais notícias da cidade de Belo Horizonte, destaques do Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *