Notícia: Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras privadas

Notícia: Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras privadas

Bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás estão entre os objetos metrológicos, ou seja, usados para medições, mais presentes no cotidiano.

Esses objetos devem estar em conformidade com regulamentos técnicos e são certificados por órgãos competentes quanto à adoção de normas para evitar fraudes.

Nesta quinta-feira, o Inmetro recebeu do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a declaração de Autoridade Certificadora de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. 

Com a certificação, o Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que são entidades privadas que vão emitir certificação digital para objetos metrológicos, algo inédito no Brasil.

As bombas medidoras de combustíveis de todo o país são os primeiros objetos em fase de implantação da certificação digital. Com a mudança, o consumidor poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente pelo celular.

O presidente do Inmetro, coronel Marcos Heleno Guerson, explica que, com a inovação da indústria, tornou-se fundamental a participação do próprio consumidor na vigilância e avaliação dos serviços e produtos a que ele tem acesso. Além disso, o presidente do Inmetro destacou que a modernização que a certificação digital vai possibilitar quanto à vigilância de mercado busca evitar fraudes.

Entre as atribuições das entidades privadas que vão emitir a certificação digital estão disponibilizar para o Inmetro, com atualização diária, lista dos certificados digitais emitidos e sua respectiva situação e manter na internet, de forma permanente e para acesso público, lista dos certificados digitais revogados. 

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

CATEGORIAS
TAGS

COMMENTS

Wordpress (0)
Enable Notifications    OK No thanks