Notícia: Saiba o que é preciso para que seu pet seja um doador de sangue

Notícia: Saiba o que é preciso para que seu pet seja um doador de sangue

Você sabia que pets podem doar sangue para outros animais e ajuda-los em caso de acidentes ou doenças que os deixem em situação crítica? Pois é….Isso já é possível, o processo de doação para os pets dura cerca de 15 minutos e não tem contraindicação.

Na doação o sangue é coletado diretamente na bolsa apropriada, sob constante agitação para homogeneizar e evitar a formação de coágulos como explica a veterinária Lindiene Samayana, do Hospital Veterinário Brasília. O procedimento é indolor, e com apenas 450 ml de sangue é possível salvar muitos cães e gatos, vítimas de acidentes e doenças crônicas e agudas.

Muitos donos de pet não sabem como isso funciona e podem ficar até com medo, mas os que não podem doar são bichinhos com histórico de doenças infecciosas ou que tenham recebido transfusão.

Para doar sangue os cachorros devem ter idade entre 1 e 8 anos e peso mínimo de 27 kg. Devem estar com a vacinação e vermifugação atualizadas, controle de carrapatos e pulgas em dia e, preferencialmente, devem ter comportamento tranquilo. No caso das fêmeas, é proibido a doar sangue se estiverem prenhas ou no cio. Já os gatos devem ter entre 1 e 7 anos e peso mínimo de 4 kg,

Todos os animais passam por criteriosos exames clínicos e laboratoriais,  antes da coleta das bolsas de sangue. Então é importante que os donos dos bichinhos se movimentem caso o pet esteja saudável. Os interessados em transformar seus bichinhos de estimação em doadores de sangue podem procurar um veterinário de confiança para que ele indique de clínicas seguras.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

CATEGORIAS
TAGS

COMMENTS

Wordpress (0)
Enable Notifications    OK No thanks