Notícias

Notícias: Copasa investe mais de R$ 1mi em preservação de mananciais em microbacias

Por meio do Programa Pró-Mananciais, a Copasa irá investir, em 2021, mais de R$ 1 milhão em ações para preservar microbacias situadas nas regiões de Alto Paranaíba, Noroeste, Pontal e Triângulo Mineiro. Os recursos serão aplicados na construção de quase 26 quilômetros de cercas ao redor de nascentes e matas ciliares; plantio de 2,5 mil  mudas de árvores nativas; regularização de mais de 30 quilômetros de estradas rurais; e construção de mais de mil bacias de acumulação de água de chuva e de 22 quilômetros de curvas de nível.

O supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, explica que as atividades têm objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público da região. “Elas irão evitar a devastação das reservas e o pisoteio de olhos d’água pelo gado. Além disso, vão prevenir o carreamento de terra para os cursos d’água locais e contribuir com a infiltração de água no solo, que, consequentemente, irá auxiliar no aumento da vazão de água nas nascentes”, explica.

Balanço

Desde a implantação do programa, em 2017, na microbacia do córrego do Bauzinho, na localidade de Pindaíbas, e na microbacia do córrego do Bom Sucesso, ambos em Patos de Minas, já foram plantadas 13 mil mudas. Também foram construídos 23 mil metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes, adequados 8,7 mil metros de estradas, feitos 54 bolsões e 20 bigodes para direcionar e acumular a água de chuva.

Essas ações contam com apoio dos moradores que são beneficiários das atividades desenvolvidas pela Copasa, por meio do Pró-Mananciais. No início de 2020, a propriedade do produtor rural de Pindaíbas, Cézar Lopes, foi contemplada com o plantio de mudas e cercamento ao redor de duas nascentes. “Com apenas 12 meses que a Copasa iniciou os trabalhos por aqui, já sentimos a diferença nos resultados. Em comparação com os anos anteriores, durante a época da seca, a disponibilidade de água está muito melhor”, ressaltou.

Pró-Mananciais

O Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 220 municípios em que a Copasa detém a concessão dos serviços.

Fonte: Agência Minas

Redação

O portal noticiasbh utiliza algoritmos com inteligencia artificial para proporcionar a você a seleção das principais notícias da cidade de Belo Horizonte, destaques do Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *