Saúde: USP busca voluntários para um inovador tratamento da depressão

Saúde: USP busca voluntários para um inovador tratamento da depressão

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está procurando voluntários em São Paulo para um método inovador de tratamento da depressão. A terapia vai utilizar um equipamento que fará estimulação transcraniana por corrente contínua, chamado de ETCC. O método é não-invasivo, indolor e a carga elétrica, que é menor que de uma pilha, estimula o aumento da atividade cerebral.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o psiquiatra Lucas Borrioni, que já estuda o uso de ETCC no tratamento de depressão há uma década, a novidade está no aparelho, que poderá ser utilizado pelo próprio paciente em casa. Para isso, ele fará um treinamento presencial no centro de pesquisa e será monitorado remotamente pelos pesquisadores.

De acordo com estimativas da OMS – a Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão; e no Brasil, há estimativa é de que 20% da população no país possa desenvolver algum episódio de depressão na vida.

A depressão é uma doença que envolve diversos fatores, entre eles genéticos e também causados pelo ambiente.

Para participar dessa pesquisa é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser residente em São Paulo e ter diagnóstico clínico de depressão. E para se inscrever, basta acessar o site redcap.link/etcc

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

CATEGORIAS
TAGS

COMMENTS

Wordpress (0)
Enable Notifications    OK No thanks