noticiasbh
  • BBB 21
  • Notícias
  • Empregos
  • Futebol
  • Justiça
  • Receitas
  • Saúde
  • Tecnologia
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Notícias BH
  • BBB 21
  • Notícias
  • Empregos
  • Futebol
  • Justiça
  • Receitas
  • Saúde
  • Tecnologia
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Notícias BH
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Tecnologia: O making-of das vacinas contra o SARS-CoV2

Redação por Redação
21/02/2021
em Tecnologia
0
Tecnologia: O making-of das vacinas contra o SARS-CoV2
Share on FacebookShare on Twitter

Extraordinário é aquilo que causa surpresa, quase inigualável, fora do previsto. E o ano de 2020 foi mesmo extraordinário.  Tivemos desafios e dificuldades imensas para todos, com sofrimento e perdas, muitas delas definitivas. Mas é preciso enxergar os aprendizados que 2020 também nos trouxe, com oportunidades e ações que nos levam a um futuro mais seguro.  Esse caminho passa, necessariamente, pela ciência e pelo conhecimento, que, em tempo recorde, nos trouxeram as vacinas contra o SARS-Cov2, causador da COVID-19, com tecnologias inovadoras, que abrem novos caminhos na medicina.

O princípio geral de todas as vacinas é desenvolver uma resposta imune capaz de prevenir o estabelecimento da doença.  Essa resposta imune possui dois mecanismos fundamentais.  Um deles é a produção de anticorpos, pelas células denominadas linfócitos B.  O segundo mecanismo é a ativação de células efetoras, chamadas linfócitos T.

A primeira tecnologia de vacina descrita na literatura foi a vacina da varíola, em 1796 , e envolveu a utilização de uma forma atenuada do vírus, manipulado em laboratório de modo a perder sua capacidade de causar a doença, mas ainda capaz de gerar resposta eficaz do sistema imune. Essa tecnologia é utilizada até hoje na vacina Sabin, contra a poliomielite, nas vacinas contra sarampo, rubéola, febre amarela e viroses por rotavírus.  A BCG é um exemplo de vacina atenuada contra uma doença bacteriana, a tuberculose.  Hoje, ainda não temos nenhuma vacina contra a COVID-19 com essa tecnologia.

Outra tecnologia de produção de vacinas utiliza um agente imunizante inativado. Morto. Essa inativação, impede sua replicação, mas preserva suas estruturas de modo a induzir uma resposta imune. A Coronavac®, contra o SARS-CoV2, é um exemplo, assim como as vacinas contra hepatite A e raiva. No entanto, essa tecnologia produz um estímulo mais transitório do sistema de defesa, bem como uma eficácia reduzida quando comparadas às vacinas produzidas com agentes atenuados e, frequentemente, requerem mais de uma dose para garantir uma resposta imune adequada.

Um passo definitivo no desenvolvimento de novas vacinas foi a tecnologia do DNA recombinante.  Descoberta no final da década de 1970, essa tecnologia foi avançando com a ciência.  Para contar em poucas palavras o que exigiu décadas de pesquisa, hoje é possível retirar fragmentos da informação genética (DNA ou RNA) de células, bactérias, ou vírus, inseri-los em uma segunda célula, bactéria ou vírus, onde estimulam a produção de uma proteína codificada pela informação genética transferida.

A primeira proteína humana produzida por meio da tecnologia recombinante para utilização como medicamento foi o interferon alfa para o tratamento de leucemia. Desde então, essa tecnologia se espalhou e, hoje, está presente em nosso dia a dia, com enorme impacto na qualidade de vida, permitindo desenvolvimento de medicamentos, alimentos, etc. Várias vacinas atualmente disponíveis utilizam essa tecnologia, incluindo quatro vacinas contra COVID-19, que usam o RNA do vírus SARS-CoV2.

Em comum, essas quatro vacinas contra a COVID-19 (Universidade de Oxford/AstraZeneca, Janssen, Pfizer/BioNTech e Moderna) levam para o indivíduo vacinado a informação genética do SARS-CoV2 necessária para a produção da proteína Spike, responsável pela entrada do vírus na célula.  Uma vez dentro das células, o vírus libera seu RNA mensageiro e esse instrui a célula a produzir todas as proteínas e a multiplicar seu próprio RNA mensageiro para a produção de novas partículas do vírus.  Assim, ao produzirmos uma resposta imune contra essa proteína Spike, podemos impedir a entrada do vírus nas células e a sua replicação.

As vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, e pela Janssen, utilizam um vetor viral, o adenovírus, que carrega a informação genética (DNA recombinante, cDNA) do vírus SARS-CoV2 para a produção da proteína Spike.

Já as vacinas desenvolvidas pela Pfizer em colaboração com a BioNTech e vacina da Moderna são, sem dúvida, as mais inovadoras.  Elas utilizam uma cópia sintética (produzida em laboratório) do RNA mensageiro (mRNA) do SARS-CoV2 que codifica a proteína Spike.  Esse mRNA é protegido por uma camada de gordura, evitando sua degradação e permitindo que seja utilizado diretamente como vacina. Essa gotícula de gordura contendo o material genético do SARS-CoV2 é reconhecida pelas células e, mais uma vez, o mRNA instrui a célula a produzir a proteína Spike, desencadeando a resposta por anticorpos e a resposta celular.

Nas tecnologias utilizadas por esses quatro imunizantes, as mudanças de sequência do RNA mensageiro ou do cDNA são mais prontamente realizadas se comparadas com as vacinas de vírus inativado, que requerem sempre o crescimento das novas variantes em laboratório. Isso se torna muito relevante frente ao aparecimento de variantes do SARS-CoV2.  O surgimento dessas variantes implica na atualização das vacinas, utilizando novas versões da proteína Spike que melhor representam as variantes virais em circulação.  Isso é necessário para garantir a eficácia das vacinas na inibição da replicação dos vírus, principalmente pela ação dos anticorpos.

O desenvolvimento científico representado por essas tecnologias (vetores virais e RNAm), representa enormes avanços do conhecimento e abre novas possibilidades na medicina. O impacto de todo esse conhecimento científico pode ser facilmente traduzido em números: relatório da Organização Mundial da Saúde estima que, atualmente, vacinas evitam a morte de 2,5 milhões de pessoas, todos os anos.  Ademais, a vacinação em massa tem reduzido ou erradicado doenças como poliomielite e varíola. Diante disso, nos cabe ter orgulho, pois o Brasil possui um dos mais renomados e o maior programa de vacinação pública do mundo. Vivemos um mundo novo, uma realidade diferente, porém mesmo nesse cenário, temos testemunhado feitos na ciência que são, de fato, extraordinários.

***

Dr. Luiz Fernando Reis, colunista quinzenal no TecMundo, é Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, área responsável pela geração, aplicação, e disseminação de conhecimento, gerando valor para a sociedade brasileira e fomentando uma melhor prática de assistência à saúde. Formado em Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, Luiz é doutor em Microbiologia e Imunologia pela New York University School of Medicine, nos Estados Unidos, e pós-doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Zurique, na Suíça.



Fonte: Tech Mundo

noticiasbh profile
Redação

O portal noticiasbh utiliza algoritmos com inteligencia artificial para proporcionar a você a seleção das principais notícias da cidade de Belo Horizonte, destaques do Brasil e no Mundo.

noticiasbh.com.br
Tags: contradasmakingofSARSCoV2Tecnologiavacinas

Relacionado Posts

Tecnologia: Pascal’s Wager: Souls-like de mobile chega ao PC em breve
Tecnologia

Tecnologia: Pascal’s Wager: Souls-like de mobile chega ao PC em breve

Sucesso nos dispositivos móveis, Pascal’s Wager está prestes a encontrar seu caminho até o PC, onde estará disponível para...

por Redação
25/02/2021
Tecnologia: Returnal: trailer detalha as mudanças no hostil planeta Atropos
Tecnologia

Tecnologia: Returnal: trailer detalha as mudanças no hostil planeta Atropos

A desenvolvedora Housemarque lançou um novo trailer de Returnal, apresentando um pouco mais sobre as mudanças ambientais que o...

por Redação
25/02/2021
Tecnologia: Nickelodeon lança estúdio para expandir a franquia Avatar
Tecnologia

Tecnologia: Nickelodeon lança estúdio para expandir a franquia Avatar

A Nickelodeon anunciou nessa quarta-feira (24) a criação do Avatar Studios, uma divisão do canal cujo foco será desenvolver...

por Redação
25/02/2021
Tecnologia: Pokémon terá evento especial de 20 minutos nesta sexta (26)
Tecnologia

Tecnologia: Pokémon terá evento especial de 20 minutos nesta sexta (26)

Fãs de Pokémon, anotem na agenda: nesta sexta-feira (26), a Nintendo e a Pokémon Company vão realizar uma apresentação...

por Redação
25/02/2021
Próximo Post
Ufa! Galo vence e encaminha classificação direta para a Libertadores

Ufa! Galo vence e encaminha classificação direta para a Libertadores

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Patrocinado

webmaxima_trafego_01

DESTAQUES DA SEMANA

  • Professor pendura lousa em caminhão e dá aulas em área rural: pandemia – Só Notícia Boa

    Professor pendura lousa em caminhão e dá aulas em área rural: pandemia – Só Notícia Boa

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Família da mãe de criança encontrada morta faz mutirão para encontrá-la e diz em rapto e assassinato

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Destaques: Mãe de bebê encontrado morto em BH desapareceu em Congonhas há 3 dias

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Homem estupra menina de 4 anos e acaba espancado por pessoas encapuzadas; crime foi filmado

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Fotos de festa swing em restaurante japonês vazam e ‘evento’ vira alvo de investigação

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O portal Noticiasbh utiliza inteligencia artificial e reune às principais reportagens dos jornais online. Mantenha-se sempre bem informado com as principais notícias da cidade de Belo Horizonte, destaques no Brasil e no Mundo.

Receba nosso conteúdo por email

© 2021 Portal Notícias BH - Mantenha-se bem informado sempre. Desenvolvido por Philipe Luquini.

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • BBB 21
  • Notícias
  • Empregos
  • Futebol
  • Justiça
  • Receitas
  • Saúde
  • Tecnologia

© 2021 - Portal Notícias BH - Mantenha-se bem informado sempre! - Desenvolvido por Philipe Luquini.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Cookie ConfiguraçõesAceitar
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT